segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Mahou shoujo madoka magica review

Primeiro um esclarecimento, está review será sobre a série madoka magica, sua continuação o filme mahou shoujo madoka magica rebellion, e seus dois filmes de recapitulação (cashgrabs) não serão considerados nessa avaliação ou discutidos. E não em nenhum momento ou trecho, esta review será apresentada como livre de spoilers sobre o referido anime.


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(O momento em que vc é preguiçoso demais pra escrever coisas novas)


Apesar de não ser um método que eu goste de usar, mas terei que começar minha review, explorando o conceito que domina o debate sobre a série, sim o fato de madoka ser uma desconstrução (ou não) do gênero mahou shoujo, por conter uma perspectiva completamente nova sobre o gênero. Um dos motivos da série ser percebida assim provem do desconhecimento de uma boa parte dos fãs de animes, perspectivas mais sombrias e dramáticas em histórias desse gênero são comuns desde os tempos de series como uta-kata e princess tutu. Mahou shoujo como gênero é bem menos uniforme, e madoka se diferencia muito menos dele, do que um fã com pouca experiência poderia imaginar. Mas não o conceito de madoka ser uma desconstrução, não está baseado apenas no seu tom incomum para esse tipo de história, a série está repleta de comentários, sobre o gênero. Desde aspectos sobre como a ação em tais series é irrealista e demandaria demais do corpo humano, a inocência de imaginar que garotas nessa situação se uniriam devido a presença de inimigos comuns, a presença de morte como uma realidade constante nessa história, para citar só alguns exemplos. Madoka está pegando esses elementos comuns e aplicando o que poderia se dizer de logica mais realista a eles, como forma de comentar sobre a natureza do gênero. O problema é a forma de comentário que madoka está fazendo em relação a eles, basicamente a série está apontando esses diversos aspectos e comentando somente como eles são irrealistas. Mas verossimilhança com a realidade não é, nem nunca deve ser o objetivo de nenhuma história, as garotas nesse tipo de história se unem e poder da amizade sempre prevalece, não por causa de quanto sentido isso faz realisticamente, mas sim por causa que tais elementos fazem parte da mensagem socialmente importante que o gênero tenta passar aos jovens. Ao se substituir esses aspectos por heróis egoístas querendo obter mais realismo, a série está perdendo os temas que realmente dão significado ao gênero e seus diversos elementos. Esse é o problema que eu tenho com a maioria das series que se apresentam como desconstruções, elas são tão apressadas em criticar o gênero, e seus significados como idealistas, mas ao mesmo não constroem nada, nenhum significado como resposta a eles. Estas obras normalmente terminam ainda mais vazias, com um realismo falso. Criar uma obra em que os heróis sempre perdem, se mantem tão clichê e alheio a realidade como as máximas como os heróis sempre perdem. Simplesmente só ligar para um outro extremo, ao cínico ao desespero ao imoral, não faz dessas obras nenhuma verdadeira representação da realidade. Estaria madoka apresentado esses mesmos problemas acima comentados por mim? E a resposta por mais que possa não parecer é não, nisso entra a total genialidade no final de madoka, quando toda a esperança é perdida, a ponto em que até ter esperança se traduziria como falha de caráter, quanto parece que a serie vai se perder em seu próprio cinismo. O último  episódio tem uma reviravolta extraordinária. A esperança é reafirmada por meio de um desejo, a inutilidade de tentar fazer o bem, pois tal devido a entropia levaria a mesma quantidade de mal sendo realizado é contestada, as regras do universo, esse sistema perverso que parecia negar tudo aos indivíduos é em si modificado por um desejo. Madoka em seu último ato reconstrói e reafirma as ideias e elementos que formam o gênero, o idealismo desconstruindo o próprio cenário que a serie levanta, seguindo o formato mais simples possível, O do herói que ao realizar uma escolha e sacrifícios pessoais, escapa e subverte um sistema de controle. O cenário de mahou sujo usual reaparece, e se transforma em resposta ao próprio questionamento da série. Concluindo, se o que madoka está fazendo em uma desconstrução eu não sei (na verdade a maioria das pessoas discutindo não fazem ideia do que o termo desconstrução realmente significa) mas o que madoka ultimamente tem para explorar sobre o gênero é interessante para dizer o mínimo.

Sempre me considerei grande fã da direção de Akiyuki Shinbou, apesar de ser impossível ter certeza, se ele realmente dirige a maioria dos shows que são atribuídos a ele, ou se ele só supervisiona eles. Não importando a qualidade de outros elementos das series que ele dirige, em cada uma delas eu posso dizer que a direção agregou muito a experiência.  O estilo de direção aqui pode não ser tão artístico como algo como o que Kubrick faria, em que a própria direção e uso de simbolismo são usados para fortalecer temas, e fazer pontos complexos sobre o trabalho, a direção sobre o Shinbou sempre se destaca por ser extremamente acessível, e mesmo assim extremamente memorável. Tudo em madoka se esforça para ser visualmente estimulante, em toda a cena, seja pela imaginação e criatividade apresentadas em designs, cenários, mapeamento de locais, no uso da paleta de cores, backgrounds tudo na produção tem uma atenção a detalhe e criatividade que ajudam a manter a serie interessante visualmente. Cada covil de bruxa tem um estilo totalmente diferente de ser representado, e as formas de combate individuais estão entre as mais criativas, que eu já vi não só no gênero, mas em anime. De novo dificilmente esta produção detalhada serve para fortalecer os temas da série, mas o esforço e paixão demonstrados nos diversos setores visuais desse anime são realmente algo que merece ser reconhecido.


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(Tenho quase certeza que isso não é uma imagem do anime)


Um elemento importante que eu gostaria de defender sobre essa serie são os personagens. Claro, madoka não tem os personagens mais complexos e interessantes do mundo, e eu nem sei se teria como ele ter, sendo uma serie de 12 episódios com grande foco narrativo, mas alegar que os personagens de madoka são marionetes vazias para os temas da história, vai além de ser um exagero. Pegue madoka por exemplo, seu jeito de agir e pensar são completamente compreensíveis, sua baixa autoestima devido a ser incapaz de vermérito nas coisas em que ela é capaz de fazer (teria sido ótimo se essa característica do personagem não tivesse que ser repetida 15x), como tal baixa autoestima a leva um altruísmo até perigoso, a levando a querer fazer bem aos outros, mesmo quando tais ações a levam a um prejuízo para si mesma. Sua insegurança e hesitação para fazer o pedido também são perfeitamente compreensíveis, diante das condições quase sem saída, em que ela está sendo obrigada a fazer essa escolha. E essa tendência marca os personagens de madoka, eles têm personalidade simples, mas fáceis de entender e simpatizar, e suas ações são coerentes com as formas em que eles são escritos, e seus ideais. Um personagem que se destaca negativamente por fugir dessa regra é Sakura Kyouko, ela e seu arco durante essa narrativa simplesmente não funcionam. O estabelecimento dela é relativamente ok, primeiro somos apresentados a ela, e logo já são demonstrados por meio de suas ações, sua mentalidade individualista, ao permitir que outros humanos venham a morrer, só para garantir que ela poderá conseguir grief seeds, e por se dispor a roubar a força o território de outra mahou shoujo. Depois nos conhecemos seu passado, o fato de ela inadvertidamente ter causado a destruição de sua família, ao fazer um pedido que ela julgava que ajudaria seu pai, e como esses eventos explicam a mentalidade e ações que ela apresenta hoje. Tudo isso ocorre de forma um pouco apresada, mas estabelece ela bem como uma egoísta narcisista. E o que ocorre depois? Ela simplesmente muda de ideia, depois de uma conversa de 5 minutos com a Sayaka e passa a se importar com ela, a ponto até de sacrificar sua vida por ela. Essa mudança não é simplesmente brusca, ela é pessimamente explicada. Eu entenderia o fato dela poder se identificar com a Sayaka, pois as duas estão sofrendo o choque dessas revelações, que mudam totalmente a forma que eles veem a si mesma, mas disso, a haver essa grande conexão entre elas, que justificaria tais ações existe uma grande diferença. O desenvolvimento da personagem consiste em escrita conveniente, que ignora os aspectos do personagem anteriores, apenas para a progressão da história, que necessita da Homura tendo que enfrentar sozinha a Walpurgis Night. De certa forma ela é muito pior do que a Mami que tem um arco e desenvolvimento mais simplificado, mas ainda assim coerente, devido a sua menor importância da história. Então no geral eu classificaria o elenco apenas como ok, os personagens cumprem seu papel de forma decente e estão longe de merecerem a maioria das críticas voltadas a eles.


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(Essa imagem nao contem 1D com a soma de todos os personagens)


Um dos temas mais prevalentes em madoka como um todo é a dicotomia entre altruísmo e egoísmo. Quais desses dois conceitos devem governar nossas ações, é algo extremamente relevante para a série, tendo cada personagem uma visão própria sobre isso.Sakura Kyouko é o exemplo mais emblemático em relação a isso, o personagem desde sua apresentação é caracterizado por seu grande egoísmo, e por dar pouco valor a ajudar os outros. Essas características provem de seu passado, especialmente da ideia de ser inútil tentar fazer o bem para os outros, pela nossa incapacidade de compreende-los e realmente fazer alcance-lo. A resposta que a serie apresenta é trazer o mesmo questionamento para o próprio egoísmo apresentado por ela, Kyouko por sua própria visão está agindo buscando seu próprio bem, mas como ela não consegue compreender verdadeiramente sua situação, ela se vê incapaz de perceber o que realmente seria bom para ela. No outro lado do espectro nós temos Sayaka sempre agindo para os bens dos outros, sentindo nojo de si mesma ao se imaginar tirando proveito para si própria de sua situação. A personagem devido a perda de seu corpo, passa a definir seu valor apenas em medida de quanto ela pode ser útil para os outros. Esse altruísmo excessivo é a razão de sua queda, ao colocar o valor de sua existência apenas em como você pode ajudar aos outros, quando ela passa a questionar a sociedade que ela está tentando proteger, não resta nada para ela, a não ser entrar em completo desespero. Homura aparenta ser altruísta em suas ações, afinal sua motivação é o amor sentido por ela em relação a madoka, tal amor é essencialmente egoísta. Esse amor busca salvar apenas a Madoka e apenas a ela, não se preocupando com outras pessoas, ou com a situação em si, e sendo por isso incapaz de por si só resolver a situação. O final apresenta a síntese dessas duas ideias, claro o sacrifício da Madoka representa a expressão máxima do altruísmo na serie, mas tal só é possível devido ao egoísmo da Homura. Tanto altruísmo quanto egoísmo é a resposta da série, os dois são importantíssimos para governar nossas ações.


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Outro aspecto notável da são as fontes que ela tira influencia, especialmente de grandes autores literários. Goethe sendo a mais óbvia, madoka levanta vários questionamentos que estão no centro de sua obra mais conhecido fausto, o covil de cada bruxa contendo referências diretas a isso. E não é difícil entender o porquê, as duas focam em seres humanos, tentando realizar obras impossíveis ou quase impossíveis, por meio de atalhos sem fazer o esforço necessário. Nesse processo os personagens nas duas obras perdem sua humanidade e alma, para ver realizados esses desejos. A mensagem dos dois sendo semelhante de cuidado com aquilo que deseja, e kyuubei até lembrando de certa forma o demônio carismático, que apresenta uma perspectiva até compreensível, a qual a audiência pode entender e até simpatizar. H.P. Lovecraft a figura mais influente do terror como gênero literário sendo outra. Gen Urobuchi, está em minha opinião tentando recriar o horror existencial que as obras de Lovecraft contem, a ideia dos incubators sendo estranhamente reminiscente do Cthlhu, essa forma sobrenatural que implica terror nos personagens, esse ser que não dá a mínima importância, ou qualquer valor a figura da humanidade. Talvez a diferença principal seja no jeito como essas duas entidades são tratadas, kyuubei tem objetivos, motivações e métodos explicados na série, em relação a figura de horror nas histórias de Lovecraft tudo sobre elas é mantido em mistério, a mentalidade dessas entidades não pode ser entendida por humanos, e tenta-lo apenas leva o indivíduo a loucura. Teoricamente o fato dessas motivações serem explicadas seriam um ponto positivo para madoka, mas aí é que esta. Os terrores nessas histórias provem dessa incapacidade de compreensão, de haver esse terror incompreensível, o qual você não pode entender ou prever. Dar respostas e desmitificar tal terror apenas o torna menos assustador e ameaçador. Esse é um dos casos, em que a pergunta e o mistério, significam bem mais para a obra do que qualquer resposta ou explicação. Madoka como uma serie de horror existencial simplesmente não funciona, pois não apresenta os elementos que fazem estas funcionarem.


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A qualidade da narrativa em madoka é algo que não pode ser subestimado. Já presenciei essa serie sendo referido como algo com ritmo perfeito, e apesar de não concordar exatamente eu posso entender exatamente o porquê. A estrutura narrativa de madoka funciona perfeitamente,contendo um número excelente de reviravoltas e revelações, espalhados entre si de forma otima. Cada uma dessas reviravoltas e revelações cumprindo função importante na narrativa e no arco dos personagens, ao mudar a percepção que eles têm de si mesmos, e da realidade em que eles estão inseridos. Entre essas revelações a serie nunca esquece de dedicar atenção, a como cada personagem está sendo afetado, como eles reagem aos eventos e realidade constantemente modificada ao redor deles. Esta estrutura de constante revelações e reviravoltas faz de madoka uma das experiências mais viciantes que eu já experimentei em anime. Claro ainda ocorrem certas conveniências, eu sempre vou achar hilário como a Homura está sempre chegando atrasada ou em cima da hora, em diversos momentos da série, mesmo quando ela tem capacidade de se locomover infinitamente mais rápido, que outros personagens. Mas nada disso prejudica muito a lógica interna que a série está querendo criar, ou realmente me tira muito da experiência ao ver esse anime.


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(Escrevi isso há quase dois anos, espero estar num nivel melhor hoje em dia)



Resumindo, revendo madoka de certa forma eu ganhei uma apreciação maior pelo anime. Pude compreender melhor o que a série está tentando fazer, aonde a série está querendo chegar com seus conceitos. E no geral em seus diversos aspectos madoka está fazendo um bom trabalho. Mas não acredito que um dia ela vá se tornar algo excepcional nos meus olhos, em boa parte pelos personagens, eu posso não ter grande problemas com eles, mas dizer que eu criei uma grande conexão com taisseria falso, a turbulência emocional de personagens como a Sayaka e a Madoka nunca me afetou como realmente deveria. Mas mesmo assim ao terminar nas duas vezes essa serie, sai satisfeito. Com tudo isso considerado estarei dando a Mahou Shoujo Madoka Magica a nota de 7/10.

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