Primeiro um
esclarecimento, está review será sobre a série madoka magica, sua continuação o
filme mahou shoujo madoka magica rebellion, e seus dois filmes de recapitulação
(cashgrabs) não serão considerados nessa avaliação ou discutidos. E não em
nenhum momento ou trecho, esta review será apresentada como livre de spoilers
sobre o referido anime.
(O momento em que vc é preguiçoso demais pra escrever coisas novas)
Apesar de não ser um
método que eu goste de usar, mas terei que começar minha review, explorando o
conceito que domina o debate sobre a série, sim o fato de madoka ser uma desconstrução
(ou não) do gênero mahou shoujo, por conter uma perspectiva completamente nova
sobre o gênero. Um dos motivos da série ser percebida assim provem do
desconhecimento de uma boa parte dos fãs de animes, perspectivas mais sombrias
e dramáticas em histórias desse gênero são comuns desde os tempos de series
como uta-kata e princess tutu. Mahou shoujo como gênero é bem menos uniforme, e
madoka se diferencia muito menos dele, do que um fã com pouca experiência
poderia imaginar. Mas não o conceito de madoka ser uma desconstrução,
não está baseado apenas no seu tom incomum para esse tipo de história, a série está
repleta de comentários, sobre o gênero. Desde aspectos sobre como a ação em tais
series é irrealista e demandaria demais do corpo humano, a inocência de
imaginar que garotas nessa situação se uniriam devido a presença de inimigos
comuns, a presença de morte como uma realidade constante nessa história, para
citar só alguns exemplos. Madoka está pegando esses elementos comuns e
aplicando o que poderia se dizer de logica mais realista a eles, como forma de
comentar sobre a natureza do gênero. O problema é a forma de comentário que
madoka está fazendo em relação a eles, basicamente a série está apontando esses
diversos aspectos e comentando somente como eles são irrealistas. Mas
verossimilhança com a realidade não é, nem nunca deve ser o objetivo de nenhuma história,
as garotas nesse tipo de história se unem e poder da amizade sempre prevalece,
não por causa de quanto sentido isso faz realisticamente, mas sim por causa que
tais elementos fazem parte da mensagem socialmente importante que o gênero
tenta passar aos jovens. Ao se substituir esses aspectos por heróis egoístas
querendo obter mais realismo, a série está perdendo os temas que realmente dão
significado ao gênero e seus diversos elementos. Esse é o problema que eu tenho
com a maioria das series que se apresentam como desconstruções, elas são tão
apressadas em criticar o gênero, e seus significados como idealistas, mas ao
mesmo não constroem nada, nenhum significado como resposta a eles. Estas obras
normalmente terminam ainda mais vazias, com um realismo falso. Criar uma obra
em que os heróis sempre perdem, se mantem tão clichê e alheio a realidade como
as máximas como os heróis sempre perdem. Simplesmente só ligar para um outro
extremo, ao cínico ao desespero ao imoral, não faz dessas obras nenhuma
verdadeira representação da realidade. Estaria madoka apresentado esses mesmos
problemas acima comentados por mim? E a resposta por mais que possa não parecer é
não, nisso entra a total genialidade no final de madoka, quando toda a
esperança é perdida, a ponto em que até ter esperança se traduziria como falha de caráter, quanto parece que a serie vai se perder em seu próprio cinismo.
O último episódio tem uma reviravolta extraordinária. A esperança é reafirmada
por meio de um desejo, a inutilidade de tentar fazer o bem, pois tal devido a
entropia levaria a mesma quantidade de mal sendo realizado é contestada, as
regras do universo, esse sistema perverso que parecia negar tudo aos indivíduos
é em si modificado por um desejo. Madoka em seu último ato reconstrói e
reafirma as ideias e elementos que formam o gênero, o idealismo desconstruindo
o próprio cenário que a serie levanta, seguindo o formato mais simples possível,
O do herói que ao realizar uma escolha e sacrifícios pessoais, escapa e
subverte um sistema de controle. O cenário de mahou sujo usual reaparece, e se
transforma em resposta ao próprio questionamento da série. Concluindo, se o que
madoka está fazendo em uma desconstrução eu não sei (na verdade a maioria das
pessoas discutindo não fazem ideia do que o termo desconstrução realmente
significa) mas o que madoka ultimamente tem para explorar sobre o gênero é
interessante para dizer o mínimo.
Sempre me considerei
grande fã da direção de Akiyuki Shinbou, apesar de ser impossível ter certeza,
se ele realmente dirige a maioria dos shows que são atribuídos a ele, ou se ele
só supervisiona eles. Não importando a qualidade de outros elementos das series
que ele dirige, em cada uma delas eu posso dizer que a direção agregou muito a
experiência. O estilo de direção aqui
pode não ser tão artístico como algo como o que Kubrick faria, em que a própria
direção e uso de simbolismo são usados para fortalecer temas, e fazer pontos
complexos sobre o trabalho, a direção sobre o Shinbou sempre se destaca por ser
extremamente acessível, e mesmo assim extremamente memorável. Tudo em madoka se
esforça para ser visualmente estimulante, em toda a cena, seja pela imaginação
e criatividade apresentadas em designs, cenários, mapeamento de locais, no uso
da paleta de cores, backgrounds tudo na produção tem uma atenção a detalhe e
criatividade que ajudam a manter a serie interessante visualmente. Cada covil
de bruxa tem um estilo totalmente diferente de ser representado, e as formas de
combate individuais estão entre as mais criativas, que eu já vi não só no
gênero, mas em anime. De novo dificilmente esta produção detalhada serve para
fortalecer os temas da série, mas o esforço e paixão demonstrados nos diversos
setores visuais desse anime são realmente algo que merece ser reconhecido.
(Tenho quase certeza que isso não é uma imagem do anime)
Um elemento importante
que eu gostaria de defender sobre essa serie são os personagens. Claro, madoka
não tem os personagens mais complexos e interessantes do mundo, e eu nem sei se
teria como ele ter, sendo uma serie de 12 episódios com grande foco narrativo,
mas alegar que os personagens de madoka são marionetes vazias para os temas da história,
vai além de ser um exagero. Pegue madoka por exemplo, seu jeito de agir e
pensar são completamente compreensíveis, sua baixa autoestima devido a ser
incapaz de vermérito nas coisas em que ela é capaz de fazer (teria sido ótimo se
essa característica do personagem não tivesse que ser repetida 15x), como tal
baixa autoestima a leva um altruísmo até perigoso, a levando a querer fazer bem
aos outros, mesmo quando tais ações a levam a um prejuízo para si mesma. Sua
insegurança e hesitação para fazer o pedido também são perfeitamente compreensíveis,
diante das condições quase sem saída, em que ela está sendo obrigada a fazer
essa escolha. E essa tendência marca os personagens de madoka, eles têm
personalidade simples, mas fáceis de entender e simpatizar, e suas ações são
coerentes com as formas em que eles são escritos, e seus ideais. Um personagem
que se destaca negativamente por fugir dessa regra é Sakura Kyouko, ela e seu
arco durante essa narrativa simplesmente não funcionam. O estabelecimento dela é
relativamente ok, primeiro somos apresentados a ela, e logo já são demonstrados
por meio de suas ações, sua mentalidade individualista, ao permitir que outros
humanos venham a morrer, só para garantir que ela poderá conseguir grief seeds,
e por se dispor a roubar a força o território de outra mahou shoujo. Depois nos
conhecemos seu passado, o fato de ela inadvertidamente ter causado a destruição
de sua família, ao fazer um pedido que ela julgava que ajudaria seu pai, e como
esses eventos explicam a mentalidade e ações que ela apresenta hoje. Tudo isso
ocorre de forma um pouco apresada, mas estabelece ela bem como uma egoísta
narcisista. E o que ocorre depois? Ela simplesmente muda de ideia, depois de
uma conversa de 5 minutos com a Sayaka e passa a se importar com ela, a ponto até
de sacrificar sua vida por ela. Essa mudança não é simplesmente brusca, ela é
pessimamente explicada. Eu entenderia o fato dela poder se identificar com a
Sayaka, pois as duas estão sofrendo o choque dessas revelações, que mudam
totalmente a forma que eles veem a si mesma, mas disso, a haver essa grande
conexão entre elas, que justificaria tais ações existe uma grande diferença. O
desenvolvimento da personagem consiste em escrita conveniente, que ignora os
aspectos do personagem anteriores, apenas para a progressão da história, que
necessita da Homura tendo que enfrentar sozinha a Walpurgis Night. De certa
forma ela é muito pior do que a Mami que tem um arco e desenvolvimento mais
simplificado, mas ainda assim coerente, devido a sua menor importância da história.
Então no geral eu classificaria o elenco apenas como ok, os personagens cumprem
seu papel de forma decente e estão longe de merecerem a maioria das críticas
voltadas a eles.
(Essa imagem nao contem 1D com a soma de todos os personagens)
Um dos temas mais
prevalentes em madoka como um todo é a dicotomia entre altruísmo e egoísmo.
Quais desses dois conceitos devem governar nossas ações, é algo extremamente relevante
para a série, tendo cada personagem uma visão própria sobre isso.Sakura Kyouko é o
exemplo mais emblemático em relação a isso, o personagem desde sua apresentação
é caracterizado por seu grande egoísmo, e por dar pouco valor a ajudar os
outros. Essas características provem de seu passado, especialmente da ideia de
ser inútil tentar fazer o bem para os outros, pela nossa incapacidade de
compreende-los e realmente fazer alcance-lo. A resposta que a serie
apresenta é trazer o mesmo questionamento para o próprio egoísmo apresentado
por ela, Kyouko por sua própria visão está agindo buscando seu próprio bem, mas
como ela não consegue compreender verdadeiramente sua situação, ela se vê
incapaz de perceber o que realmente seria bom para ela. No outro lado do
espectro nós temos Sayaka sempre agindo para os bens dos outros, sentindo nojo
de si mesma ao se imaginar tirando proveito para si própria de sua situação. A
personagem devido a perda de seu corpo, passa a definir seu valor apenas em
medida de quanto ela pode ser útil para os outros. Esse altruísmo excessivo é a
razão de sua queda, ao colocar o valor de sua existência apenas em como você
pode ajudar aos outros, quando ela passa a questionar a sociedade que ela está
tentando proteger, não resta nada para ela, a não ser entrar em completo
desespero. Homura aparenta ser altruísta em suas ações, afinal sua motivação é
o amor sentido por ela em relação a madoka, tal amor é essencialmente egoísta.
Esse amor busca salvar apenas a Madoka e apenas a ela, não se preocupando com
outras pessoas, ou com a situação em si, e sendo por isso incapaz de por si só
resolver a situação. O final apresenta a síntese dessas duas ideias, claro o
sacrifício da Madoka representa a expressão máxima do altruísmo na serie, mas
tal só é possível devido ao egoísmo da Homura. Tanto altruísmo quanto egoísmo é
a resposta da série, os dois são importantíssimos para governar nossas ações.
Outro aspecto notável
da são as fontes que ela tira influencia, especialmente de grandes autores literários.
Goethe sendo a mais óbvia, madoka levanta vários questionamentos que estão no
centro de sua obra mais conhecido fausto, o covil de cada bruxa contendo referências
diretas a isso. E não é difícil entender o porquê, as duas focam em seres
humanos, tentando realizar obras impossíveis ou quase impossíveis, por meio de
atalhos sem fazer o esforço necessário. Nesse processo os personagens nas duas
obras perdem sua humanidade e alma, para ver realizados esses desejos. A
mensagem dos dois sendo semelhante de cuidado com aquilo que deseja, e kyuubei até
lembrando de certa forma o demônio carismático, que apresenta uma perspectiva até
compreensível, a qual a audiência pode entender e até simpatizar. H.P.
Lovecraft a figura mais influente do terror como gênero literário sendo outra. Gen
Urobuchi, está em minha opinião tentando recriar o horror existencial que as
obras de Lovecraft contem, a ideia dos incubators sendo estranhamente
reminiscente do Cthlhu, essa forma sobrenatural que implica terror nos
personagens, esse ser que não dá a mínima importância, ou qualquer valor a
figura da humanidade. Talvez a diferença principal seja no jeito como essas
duas entidades são tratadas, kyuubei tem objetivos, motivações e métodos
explicados na série, em relação a figura de horror nas histórias de Lovecraft
tudo sobre elas é mantido em mistério, a mentalidade dessas entidades não pode
ser entendida por humanos, e tenta-lo apenas leva o indivíduo a loucura.
Teoricamente o fato dessas motivações serem explicadas seriam um ponto positivo
para madoka, mas aí é que esta. Os terrores nessas histórias provem dessa
incapacidade de compreensão, de haver esse terror incompreensível, o qual você não
pode entender ou prever. Dar respostas e desmitificar tal terror apenas o torna
menos assustador e ameaçador. Esse é um dos casos, em que a pergunta e o
mistério, significam bem mais para a obra do que qualquer resposta ou
explicação. Madoka como uma serie de horror existencial simplesmente não
funciona, pois não apresenta os elementos que fazem estas funcionarem.
A qualidade da
narrativa em madoka é algo que não pode ser subestimado. Já presenciei essa
serie sendo referido como algo com ritmo perfeito, e apesar de não concordar
exatamente eu posso entender exatamente o porquê. A estrutura narrativa de
madoka funciona perfeitamente,contendo um número excelente de reviravoltas e
revelações, espalhados entre si de forma otima. Cada uma dessas
reviravoltas e revelações cumprindo função importante na narrativa e no arco
dos personagens, ao mudar a percepção que eles têm de si mesmos, e da realidade
em que eles estão inseridos. Entre essas revelações a serie nunca esquece de
dedicar atenção, a como cada personagem está sendo afetado, como eles reagem
aos eventos e realidade constantemente modificada ao redor deles. Esta
estrutura de constante revelações e reviravoltas faz de madoka uma das
experiências mais viciantes que eu já experimentei em anime. Claro ainda
ocorrem certas conveniências, eu sempre vou achar hilário como a Homura está
sempre chegando atrasada ou em cima da hora, em diversos momentos da série,
mesmo quando ela tem capacidade de se locomover infinitamente mais rápido, que
outros personagens. Mas nada disso prejudica muito a lógica interna que a série está
querendo criar, ou realmente me tira muito da experiência ao ver esse anime.
(Escrevi isso há quase dois anos, espero estar num nivel melhor hoje em dia)
Resumindo, revendo
madoka de certa forma eu ganhei uma apreciação maior pelo anime. Pude
compreender melhor o que a série está tentando fazer, aonde a série está querendo
chegar com seus conceitos. E no geral em seus diversos aspectos madoka está fazendo
um bom trabalho. Mas não acredito que um dia ela vá se tornar algo excepcional nos
meus olhos, em boa parte pelos personagens, eu posso não ter grande problemas
com eles, mas dizer que eu criei uma grande conexão com taisseria falso, a
turbulência emocional de personagens como a Sayaka e a Madoka nunca me afetou como realmente deveria. Mas mesmo assim ao terminar nas duas vezes essa serie,
sai satisfeito. Com tudo isso considerado estarei dando a Mahou Shoujo Madoka
Magica a nota de 7/10.
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